Como ser bailarina no Egito Parte 1

As bailarinas estrangeiras que chegam ao Cairo com o sonho de dançar profissionalmente no Egito, deparam-se com diversas formalidades e outras questões morais que se agravaram após a revolução  Aqui o meu intuito não é de fazer com que as bailarinas não venham, é apenas um guia, cada um é livre de decidir os seu sonhos e ambições.
Uma das primeiras condições para uma bailarina estrangeira obter licença para dançar é assinar um contrato por escrito e iniciar um longo processo burocrático para a licença que inclui a entrega do passaporte pessoal no Mogamma (edifício governamental em Tahrir ), que só pode ser levantado caso o vosso patrão concorde, ou seja, ele controla a vossa vida.
Para conseguirem um contrato será necessário reunir uma banda, encontrar um empresário e claro terão que ensaiar.  Se quiserem ser vocês próprias o manager terão que ter fluência em árabe, depois  fazer audições em barcos e hotéis cinco estrelas, ate aqui serão vocês a pagar todas as despesas ( músicos, salas de ensaio, etc...).

Conseguiram contrato PARABÉNS, agora começa a burocracia interminável, arregacem as mangas e vão a luta:


  1. 12 fotos tipo passaporte  mais o contrato assinado e terão de ir á  União dos artistas e pagar as devidas taxas
  2. Ir ao departamento de emprego para pedir permissão de trabalho  e terão que fazer teste de HIV 
  3. Depois com o vosso contrato e o papel entregue pela União dos  artistas e departamento de emprego terão de ir ao departamento de imigração
  4. Ir ao Conselho de Censura com a copia dos papeis dos departamentos atrás indicados e eles enviam os vossos documentos  para outros departamentos incluído a policia de turismo ( aonde terão que ir pessoalmente )e depois com todas a permissões devem voltar ao departamento de imigração  entregar o passaporte e receber um cartão de plástico, uma espécie de identificação pessoal.
Notem que todos os departamentos são em locais diferentes da cidade e geralmente são prédios de cair para o lado, onde raramente falam Inglês como no Mogamma, por exemplo.Devem também ter o cartão emitido pelo conselho de censura alem do cartão de plástico nas vossas mãos quando começam a trabalhar.