Mas o que é Shaabi???

Nos subúrbios do Cairo desenvolveu-se uma dança típica aliada ao surgimento da musica "sha'abi"., a qual não é oficialmente reconhecida, mas que é extremamente famosa entre a população.

Em praticamente todas as festas não pode faltar a musica "sha'abi", a mesma está enraizada de tal forma que seria para os Egípcios impossível viver sem ela.

"sha'abi" significa "do povo" e a letra esta sempre associada a tema sociais e\ou políticos, o cantor deve saber bem a arte de mawal ( improvisação e saber contar historias. Um dos cantores famosos deste estilo de musica é Shabaan Abdul Raheem.

A dança em si é mais sexual, sem arabesquos, nem grandes técnica, baseada mais em sentimentos, expressões e movimentos mais lentos.

Note-se que em palco pode-se usar vestidos bem justos com um lenço na cintura, no entanto no Egito o Shaabi puro dança-se com Galabeya , numa sociedade tradicional não se pode esperar que as meninas vão dançar com vestidos bem justos, como devem imaginar. Daí vem a técnica de sedução, as expressões faciais e das ondulações bem lentas e sinuosas para chamar á atenção.